Edital REAT/MARÉSS 01/2023 – SELEÇÃO DE EQUIPE TÉCNICA PARA EXECUÇÃO DE PROJETO JUNTO A COMUNIDADES PESQUEIRAS DA LAGOA DOS PATOS

Resultado Final

Convocados(as) para as entrevistas

Inscrições Homologadas

Edital Retificado

Acesse o PDF com todas as informações

 

O Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão (R)Existências Ambientais e Territoriais –(R)EAT e o Laboratório Interdisciplinar MARéSS – Mapeamento em Ambiente, Resistência, Sociedade e Solidariedade, em conjunto com a FAURG – Fundação de Apoio à Universidade Federal do Rio Grande, torna público o processo de seleção de equipe para execução do projeto de extensão “Elaboração do Protocolo de Consulta e Consentimento Livre e Esclarecido dos Pescadores e Pescadoras Artesanais da Lagoa dos Patos/RS Conforme OIT 169”, conforme detalhado a seguir.

Para tal, o presente edital é orientado pela Deliberação 048/2017 do COEPEA, disponível no sítio eletrônico https://conselhos.furg.br/arquivos/coepea-deliberacoes-pleno/2017/04817.pdf

 

                                                

  1. OBJETIVOS

O projeto destina-se a elaborar um protocolo de consulta e consentimento livre e esclarecido para pescadores e pescadoras artesanais da Lagoa dos Patos.

Ao objetivo geral, associam-se cinco objetivos específicos, a saber:

  1. Mobilizar Comunidades Pesqueiras para Oficinas Comunitárias;
  2. Realizar Oficinas sobre a OIT 169;
  3. Elaborar Cartografia Social das Comunidades Pesqueiras da Lagoa dos Patos;
  4. Promover um Evento para a Construção e Validação do Protocolo;
  5. Acompanhar a Tramitação do Protocolo.

 

A execução do projeto ocorrerá de acordo com o Plano de Trabalho aprovado pelo Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), por meio da Coordenação de Assistência Técnica e Extensão Pesqueira, e associado ao projeto “Pesquisa-ação e extensão universitária para comunidades tradicionais pesqueiras”, que visa “promover iniciativas de pesquisa-ação e extensão universitária voltadas às comunidades pesqueiras artesanais com foco na construção do conhecimento para promoção do desenvolvimento territorial sustentável, considerando aspectos étnico-raciais, de gênero e de geração”.

 

  1. FUNÇÕES, ATRIBUIÇÕES, NÚMERO DE VAGAS E REMUNERAÇÃO

 

O presente edital destina-se a seleção de bolsas de pesquisadores e estudantes, conforme Quadro 1.

 

Quadro 1 – Funções e Número de Vagas

Função

Atribuição

Número de Vagas

Remuneração

Modalidade de Contrato

Bolsista Extensionista

(12 horas)

Desenvolver atividades que integram à extensão, conforme orientação dos(as) coordenadores(as) técnicos(as) e pesquisadores(as)

 

 

4

 

 

R$ 695,20

 

 

Bolsa

Bolsista de Inicição Tecnológica

Websig

(12 horas)

 

Dar suporte à cartografia social por meio da manutenção e aperfeiçoamento de ferramenta de Websig.

 

 

1

 

 

R$ 895,20

 

 

Bolsa

Bolsista Pesquisador(a) Nível A

Coordenação Excutiva

(40 horas)

Coordenação executiva das atividades do projeto, garantindo a devida realização, sistematização e registro. Representar o projeto quando for solicitado pela coordenação institucional.

 

 

 

1

 

 

 

R$ 4.045,20

 

 

 

Bolsa

Bolsista Pesquisador(a) Nível A

Administrativo

(40 horas)

Dar suporte administrativo ao projeto.

 

 

1

 

 

R$ 3.795,20

 

 

Bolsa

Bolsista Pesquisador(a) Nível A

Pedagógico

(40 horas)

Realização das atividades do projeto, em campo e laboratório. Assessoria pedagógica às atividades do projeto. Realizar o planejamento dos processos formativos junto a equipe.

 

 

1

 

 

R$ 3.795,20

 

 

Bolsa

Bolsista Pesquisador(a) Nível A

Educomunicação

(40 horas)

Realização das atividades do projeto, em campo e laboratório. Produzir os recursos audiovisuais e gráficos do projeto.

 

 

1

 

 

R$ 3.795,20

 

 

Bolsa

                

            A descrição do perfil das vagas por função encontra-se descrita no Anexo 1.

 

  1. ETAPAS DO PROCESSO DE SELEÇÃO

 

O processo de seleção será constituído pelas seguintes etapas: i) Manifestação de interesse; ii) Análise de documentos solicitados para a inscrição; iii) Homologação das inscrições; iv) Análise dos requisitos à vaga e dos currículos; v) Entrevista online por plataforma web Google Meet; vi) Divulgação dos resultados.

Após a publicação do edital em diferentes mídias, os resultados de cada uma das etapas envolvendo desde a homologação das inscrições até a publicação final dos resultados será realizada exclusivamente no sítio eletrônico do Laboratório MARéSS: https://www.maress.furg.br e (R)EAT https://www.reat.furg.br

 

  • MANIFESTAÇÃO DE INTERESSE: os(as) candidatos(as) deverão manifestar interesse a uma das vagas pelo e-mail: nucleomaress@gmail.com, anexando no mesmo os documentos solicitados para inscrição, conforme detalhado no perfil da vaga (VER ANEXO) e indicando no campo assunto, a função e o perfil ao qual pretende concorrer.

 

  • HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES: serão homologadas as inscrições que atenderem: i) aos requisitos explicitados no item “manifestação de interesse”, ii) encaminharem toda a documentação solicitada na descrição do Anexo cuja vaga o(a) candidato(a) pretenda concorrer; iii) encaminharem o e-mail contendo a manifestação de interesse até as 23h59 do dia 14/01/2024, conforme CRONOGRAMA do edital e; iv) atenderem aos requisitos de titulação e formação acadêmica requeridos no perfil da vaga.

 

  • ANÁLISE DOS REQUISITOS À VAGA E DOS CURRÍCULOS: constitui a etapa em que será analisado se os(as) candidatos(as) atendem aos requisitos da vaga (eliminatório) e sua experiência profissional por meio do currículo (classificatório). Após classificação dos(as) candidatos(as) conforme experiência solicitada para cada perfil, serão selecionados(as) até três candidatos(as) por vaga para participar da entrevista.

 

  • ENTREVISTA: as entrevistas ocorrerão com os(as) coordenadores(as) integrantes do projeto e versarão sobre a experiência e habilidades necessárias à vaga e pertinente ao projeto como um todo. Sua realização será nos dias definidos conforme Cronograma, em horário informado por e-mail ao(à) candidato(a), contendo também o link de acesso à plataforma Google Meet.

Destaca-se que é responsabilidade do(a) candidato(a) a verificação da sua caixa de e-mail, bem como garantir as condições para participação na entrevista online.

 

  • DIVULGAÇÃO DO RESULTADO FINAL: O resultado será divulgado no sítio eletrônico do Laboratório MARéSS e do (R)EAT e por e-mail para os(as) candidatos(as) selecionados, em data prevista no Cronograma. Posteriormente, serão encaminhados por e-mail os documentos a serem preenchidos para contratação.

Destaca-se que quando da contratação, os(as) selecionados(as) deverão apresentar documentação comprobatória do currículo Lattes compatível aos requisitos do perfil (cópia simples). Na ausência da entrega de tais documentos, o(a) candidato(a) será desclassificado.

              

  1. CRONOGRAMA

 

Etapas

Período

Publicação do Edital

22/12/2023

Manifestação de Interesse

Até 14/01/2024

Homologação das inscrições

15/01/2024

Análise dos currículos

15/01/2024

Entrevistas online

17 e 18/01/2024

Divulgação dos Resultados

19/01/2024

Previsão do início das atividades do projeto

01/02/2024

 

  1. LOCAL DE TRABALHO

 

A presente seleção destina-se a estudantes e pesquisadores(as) que exercerão suas atividades cotidianas, predominantemente, no Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão (R)Existências Ambientais e Territoriais (R)EAT, e no Laboratório Mapeamento em Ambientes, Resistência, Sociedade e Solidariedade – MARéSS, pertencente à Universidade Federal do Rio Grande (FURG), localizados respectivamente no Campus Carreiros – Rio Grande, e Campus São Loureço do Sul.

Além das atividades em laboratório, os bolsistas terão atuação em campo nos municípios limítrofes à Lagoa dos Patos, podendo essas serem realizadas também aos finais de semana e envolvendo oficinas no horário da noite. Condições estas que se encontram descritas no perfil das vagas.

 

  1. DÚVIDAS

 

Entre em contato pelo e-mail: nucleomaress@gmail.com, com o assunto: “Dúvidas Edital REAT/MARÉSS 01/2023”.