O Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão de (R)Existências Ambientais e Territoriais, busca contribuir com a promoção de emergências de sujeitos que sistematicamente tiveram suas existências negadas, tanto na ciência geográfica, quanto no acesso a políticas públicas que deveriam contemplar as suas especificidades. No ensino, o núcleo tenciona as abordagens teóricas e metodológicas em Geografia, seus limites e possibilidades na compreensão de sujeitos diferenciados pela relação com a natureza e na dinâmica territorial. Também compreende a população brasileira como diversa, logo merece ser tratada a partir de discussões étnicas, raciais, gênero, geração e de classe, para contribuir na superação de desigualdades socioespaciais. Na pesquisa o núcleo parte da questão “com quem pesquisar?”. Esses(as) parceiros(as) de projetos e ações de pesquisa são povos originários, comunidades tradicionais, e outros grupos que se encontram em situação de invisibilidade social, no campo e na cidade, como populações segregadas em periferias, e imigrantes/refugiados. No diálogo estabelecido, os conceitos de ambiente e território permitirão compreender as espacialidades dos sujeitos, como resistem nos seus territórios, e o papel da autoidentificação na garantia de direitos territoriais. Na extensão, os programas, projetos e ações serão elaborados a partir demandas concretas dos grupos sociais, a partir das estratégias que estabelecem para sair das situações de invisibilidades. Desta forma o núcleo constitui um espaço de interlocução entre universidade e comunidade, sobretudo compreendendo a importância desses momentos para a formação de geógrafos(as) com compromisso social.

 

Objetivo

Promover projetos, programas e ações de ensino, pesquisa e extensão que contribuam na superação de invisibilidades sociais de sujeitos diferenciados pela relação que estabelecem amalgamada à natureza, e pelo processo de territorialização.

 

Linha de Pesquisa

Epistemologias geográficas: ambientes e territórios;

Resistências ambientais e territoriais de comunidades de pescadores(as) artesanais;

Resistências frente às desigualdades socioespaciais;

As existências invisíveis na cidade: os imigrantes e refugiados.

 

Regimento do Laboratório