O Cine (R)EAT faz parte do projeto: Apoio aos Estudantes do Curso de Geografia na Produção de Trabalhos Acadêmicos.

E na II Temporada do Cine [R]EAT foram apresentadas três sessões de longa metragens brasileiros às 14 horas dos dias 20/10/2023, 10/11/2023 e 08/12/2023, com posteriores debates acerca das discussões abordadas nos filmes que evidenciam as resistências por moradia, na periferia e nordestina com participação da comunidade externa, comunidade acadêmica da FURG, professores e membros/as do (R)EAT.

A atividade garantiu certificado de 12 horas.

 

PRIMEIRA SESSÃO

20/10/2023 - 14 horas na sala 6215

Debatedores: Mercedes Sola Pérez, Darlan Goulart, Giulia Câmara, Augusto Amorim e Carlos Albuquerque.

Filmes: Era o Hotel Cambridge e Uma História de Amor e Fúria

 

Era o Hotel Cambridge

Filme de Eliane Caffé e Carla Caffé

Sinopse:

Refugiados recém chegados ao Brasil dividem com um grupo de sem tetos um velho edifício abandonado no centro de São Paulo. Além da tensão diária que a ameaça de despejo causa, os novos moradores do prédio terão que lidar com seus dramas pessoais e aprender a conviver com pessoas que, apesar de diferentes, enfrentam juntos a vida nas ruas.

Era o Hotel Cambridge - Eliane Caffé e Carla Caffé (youtube.com)

 

Uma História de Amor e Fúria

Filme de Luiz Bolognesi e Jean de Moura

Sinopse:

Um homem com quase 600 anos de idade acompanha a história do Brasil, enquanto procura a ressurreição de sua amada Janaína. Ele enfrenta as batalhas entre tupinambás e tupiniquins, antes dos portugueses chegarem ao país, e passa pela Balaiada e o movimento de resistência contra a ditadura militar, antes de enfrentar a guerra pela água em 2096.

Uma História de Amor e Fúria (youtube.com)

 

Fotos: 

 

SEGUNDA SESSÃO

10/11/2023 - 14 horas na sala 6215

Debatedores: Alisson Affonso, Michele Pachetes, Erik Machado e Lucas de Sousa.

Filme: O Besouro

Filme de João Daniel Tikhomiroff.

Sinopse:

Bahia, década de 20. No interior os negros continuavam sendo tratados como escravos, apesar da abolição da escravatura ter ocorrido décadas antes. Entre eles está Manoel, que quando criança foi apresentado à capoeira pelo Mestre Alípio. O tutor tentou ensiná-lo não apenas os golpes da capoeira, mas também as virtudes da concentração e da justiça. A escolha pelo nome Besouro foi devido à identificação que Manuel teve com o inseto, que segundo suas características não deveria voar. Ao crescer Besouro recebe a função de defender seu povo, combatendo a opressão e o preconceito existentes.

 

Fotos:

 

 

TERCEIRA SESSÃO

08/12/2023 - 14 horas na sala 6215

Debatedores: Solismar Fraga Martins, Layon Brum e Jessica Kirst.

Filme: Aquarius

Filme de Kleber Mendonça Filho.

Sinopse:

Clara tem 65 anos, é jornalista aposentada, viúva e mãe de três adultos. Ela mora em um apartamento localizado na Av. Boa Viagem, no Recife, onde criou seus filhos e viveu boa parte de sua vida. Interessada em construir um novo prédio no espaço, os responsáveis por uma construtora conseguiram adquirir quase todos os apartamentos do prédio, menos o dela. Por mais que tenha deixado bem claro que não pretende vendê-lo, Clara sofre todo tipo de assédio e ameaça para que mude de ideia.

Fotos: