Cine (R)Existências Ambientais e Territoriais - Cine (R)EAT

 O Cine (R)EAT é faz parte do projeto: Apoio aos Estudantes do Curso de Geografia na Produção de Trabalhos Acadêmicos.

A atividade consistiu na apresentação, com debate, de filmes brasileiros que evidenciam resistências ambientais e territoriais.

Nessa primeira edição foram três sessões ( 27/10, 17/11, 22/12, às 15 horas).

Após cada sessão foram promovidos debates sobre as temáticas evidenciadas nos filmes, com participação de professores e membros/as do (R)EAT

A atividade garantiu certificado de 12 horas.


Terceira Sessão

22/12/2022 - 15 horas Sala 6203

Debatedores: Elisângela de Felippe, Julia Franz e Giulia Câmara

Filme: Central do Brasil

Filme de Walter Salles

Sinopse:

Dora, uma amargurada ex-professora, ganha a vida escrevendo cartas para pessoas analfabetas, que ditam o que querem contar às suas famílias. Ela embolsa o dinheiro sem sequer postar as cartas. Um dia, Josué, o filho de nove anos de idade de uma de suas clientes, acaba sozinho quando a mãe é morta em um acidente de ônibus. Ela reluta em cuidar do menino, mas se junta a ele em uma viagem pelo interior do Nordeste em busca do pai de Josué, que ele nunca conheceu.

Fotos


Segunda Sessão

17/11/2022 - 15 horas Sala 6202

Debatedores: Kassiane Paixão, Michele Pachetes e Erik de Souza

Filme: Medida Provisória

Filme de Lázaro Ramos

Sinopse:

Em uma iniciativa de reparação pelo passado escravocrata, o governo brasileiro decreta uma medida provisória e provoca uma reação imediata no Congresso Nacional. Os parlamentares aprovam uma medida que obriga os cidadãos negros a se mudar para a África na intenção de retomar as suas origens. A aprovação afeta diretamente a vida do casal formado pela médica Capitú e pelo advogado Antonio, além de seu primo, o jornalista André, que mora com eles no mesmo apartamento.

Fotos


Primeira Sessão

27/10/2022 - 15 horas

Debatedores: Cristiano Quaresma de Paula, Caroline Bilhalva e Darlan Matheus Goulart 

Filme: Bacurau

Filme de Kleber Mendonça Filho, Juliano Dornelles

Sinopse:

Os moradores de Bacurau, um pequeno povoado do sertão brasileiro, descobrem que a comunidade não consta mais em qualquer mapa. Aos poucos, eles percebem algo estranho na região: enquanto drones passeiam pelos céus, estrangeiros chegam à cidade. Quando carros são baleados e cadáveres começam a aparecer, Teresa, Domingas, Acácio, Plínio, Lunga e outros habitantes chegam à conclusão de que estão sendo atacados. Agora, o grupo precisa identificar o inimigo e criar coletivamente um meio de defesa.

Fotos